1 – Escolha eventos conectados com a marca
Existem festas de estilos muito diversificados e cada uma delas busca atrair um público específico por meio de atrações, musicalidade, contexto cultural, causa social, tema, horário e outras características que criam sua identidade. Se a combinação de alguns desses pontos também representar os valores da marca, o evento pode ser uma boa oportunidade de ativação.
Não esqueça: patrocinar um evento, significa também apoiar suas causas.
2 – Defina os objetivos desejados
Você quer ativar a marca como um todo ou de um produto/serviço específico? Defina o seu objetivo e lembre que não é hora de vender, mas de focar na construção do relacionamento da marca com o público através de experiências divertidas, sensoriais e que fiquem na memória.
3 – Monitore a identidade visual
Os eventos geralmente têm uma comunicação visual que as marcas patrocinadoras precisam respeitar, mas as ações podem e devem ser personalizadas com a identidade da sua marca pra aparecer da maneira correta. É possível personalizar estandes de exposição, fardamentos dos promotores, brinquedos interativos, adesivos e brindes que podem ser distribuídos com muita criatividade.
4 – Planeje as experiências e sensações
Quando a gente fala em ativação de marca em eventos é fundamental entender que as pessoas são o centro da estratégia. Por isso, mais importante que estar presente, é surpreender e emocionar para que a marca seja fixada e comentada até por quem não estava lá. Planeje experiências que tenham a energia do evento, como um passeio virtual de trenó em um evento natalino ou uma chuva de confetes em uma festa carnavalesca, por exemplo.
5 – Estimule a divulgação espontânea
Uma forma de aumentar a visibilidade das experiências da marca é levar as ações off para o on com mensagens ou hashtags que estimulem as publicações. Ambientes, brindes e identidade visual com design atrativo aumentam a vontade de compartilhar seu conteúdo ou um vídeo do momento vivenciado. O segredo é surpreender!
6 – Invista em um brinde legal e confortável
Se tem uma coisa que todo mundo sabe desde criança é que toda festa boa tem lembrancinha. Esse é um costume que a gente leva pra vida. Por isso, invista em um brinde que seja útil durante o evento, sendo preferencialmente bonito e descolado pra ser usado também fora dele.
E, o mais importante: quando uma empresa apoia um evento, também apoia a economia local, a cultura, os artistas e todos os profissionais envolvidos direta e indiretamente. O mercado ativa a marca e a marca ativa o mercado!