Por Lisane Rocha – Redatora em formação na Base Propaganda
Entrar no mercado assusta, mas estagiar ainda mais. É isso: a gente vê os colegas conseguindo estágios e a insegurança bate, enquanto a falta de orientação só piora tudo ainda mais. O segredo é que tá (quase) todo mundo no mesmo barco, então segue o fio que eu separei algumas dicas essenciais que me fizeram conseguir esse estágio aqui.
- Não tenha medo (nem vergonha)
Eu sei, a universidade é um mundo completamente novo, mas essa é provavelmente a dica principal: aproveite pra usar o ambiente ao seu favor, exercite deixar a vergonha de lado e realmente tire suas dúvidas e crie conexões. Mais que tudo, se deixe viver a experiência. Faça amizades, vá em festas e calouradas e se divirta como nunca. Esses anos são seus.
- Se jogue em projetos (mesmo que voluntários)
A verdade é dura, mas também é necessária: seus primeiros jobs terão que ser voluntários. Seja dentro do próprio ambiente universitário, pra você mesmo ou pra alguma atividade, aqueles passos iniciais onde a gente vai pegando o “jeito” da coisa têm como única motivação a evolução que conseguiremos a longo prazo. É o que vai mostrar seu potencial ao mundo.
- Estude o mercado e se planeje
Tudo bem, essa dica tem duas vertentes. A primeira é que você precisa beber de fontes diversas, sinto informar que nem sempre a gente vai poder trabalhar exclusivamente com o assunto que curtimos. A segunda é que saber quais potenciais estágios te rodeiam é essencial, então trate de buscar agências (se essa for sua meta) ou outras empresas ao seu redor e saiba qual caminho percorrer até chegar lá. Foque nisso.
- Construa seu portifólio desde o início
Sabe a dica dos projetos voluntários? É, tem muito a ver com essa aqui. Pega as peças das quais você mais se orgulha e separa elas: podem ser peças desses trabalhos não remunerados, de atividades acadêmicas ou pessoais, o importante é ter algo pra mostrar e mandar pra as agências e empresas do conselho acima. É essencial que você pesquise referências de portfólios e junte elas a algo que te represente. Deixe sua marca nele.
- Faça as pessoas te notarem
Não basta estar presente, faça com que as pessoas se lembrem de você. Participe das aulas, das palestras, dos cursos e realmente deixe que te enxerguem e memorizem seu nome. Apesar disso, cuidado pra não soar inconveniente e individualista: ser uma pessoa chata é algo que você não quer ser, então atenção ao equilíbrio.
- O networking é essencial
Essa dica final tem relação completa com a de número 5. Conheça pessoas e faça elas gostarem de você. Sem forçar, claro, só seja quem você é e crie amizades diversas. Desde um professor ou colega a um dono de agência, o networking é um dos maiores aliados no mundo publicitário, e pode ser a porta de entrada para o estágio que você tanto quer.
Se chegou até o fim da matéria eu tenho uma notícia 10/10 pra você: a Base quer continuar incentivando e inserindo ainda mais universitários no mercado, então vai que o próximo estagiário a escrever algo aqui seja você? De uma coisa eu tenho certeza: a gente ainda tem muito potencial para mostrar por aí.